O que mais reprova no exame de direção do DETRAN?
O exame de direção do DETRAN é um grande causador de medo e ansiedade na maior parte das pessoas. Porém, não é o bicho de sete cabeças que muito pensam ser. Neste artigo, separamos uma visão geral de como é realizado este importante exame e uma lista das faltas que mais reprovam. Afinal, o que mais reprova no exame de direção do DETRAN?
Expectativa x Realidade
A visão que muitos têm, quando pensam em tirar a sonhada CNH, é que vão chegar lá e treinar muita baliza, controle de embreagem na ladeira, marcha à ré, alinhamento ao meio fio e mais um monte de manobras.
Entretanto, o processo para conseguir a tão sonhada habilitação vai muito além disso. Aliás, posso afirmar que manobras com o veículo não representação 10% do que realmente é importante para a aprovação nos exames.
Porém, como a proposta desta matéria é esclarecer acerca do exame prático de direção veicular, não falaremos exatamente de as outras etapas do processo de habilitação.
Sequência exata do exame de direção
Primeiramente, antes de saber exatamente o que mais reprova no exame de direção, saiba que este é realizado em duas etapas:
1. BALIZA – essa é, sem dúvida, o grande “bicho-papão” para os candidatos ao exame. Mas, apesar do pânico criado em torno dessa manobra, posso afirmar que ela NÃO É o principal motivo de reprovação. Portanto, não há motivo se preocupar com ela.
A baliza para exame é uma manobra realizada em local com medidas pré-determinadas, onde o candidato simplesmente precisa repetir uma sequência ordenada de passos e se orientar por referências visuais demarcadas no veículo e isso é treinando dezenas, talvez centenas, de vezes – em 99% dos casos se resume em mera “decoreba”.
2. PERCURSO – é com essa etapa que realmente o aluno deve se preocupar. Nela serão avaliados VÁRIOS quesitos daquele aspirante à CNH.
E, finalmente, o que mais reprova no exame de direção do DETRAN?
Então, para ser aprovado no exame de direção o aluno NÃO PODERÁ cometer FALTAS ELIMINATÓRIAS ou EXCEDER a três (3) pontos negativos, calculados com base nos seguintes critérios:
- Uma Falta Eliminatória – Reprovado
- Cada Falta Grave – 3 Pontos Negativos
- Cada Falta Média – 2 Pontos Negativos
- Cada Falta Leve – 1 Ponto Negativo
Faltas eliminatórias
- desobedecer à sinalização semafórica ou de Parada Obrigatória;
- avançar sobre o meio fio;
- não colocar o veículo na área balizada, em no máximo três tentativas, no tempo estabelecido;
- avançar sobre o balizamento demarcado quando do estacionamento do veículo na vaga;
- transitar em contramão de direção;
- não completar a realização de todas as etapas do exame;
- avançar a via preferencial;
- provocar acidente durante a realização do exame;
- exceder a velocidade regulamentada para a via;
- cometer qualquer outra infração de trânsito de natureza gravíssima.
Faltas graves
- desobedecer à sinalização da via, ou ao agente da autoridade de trânsito;
- não observar as regras de ultrapassagem ou de mudança de direção;
- não dar preferência de passagem ao pedestre que estiver atravessando a via transversal para onde se dirige o veículo, ou ainda quando o pedestre não haja concluído a travessia, mesmo que ocorra sinal verde para o veículo;
- manter a porta do veículo aberta ou semiaberta durante o percurso da prova ou parte dele;
- não sinalizar com antecedência a manobra pretendida ou sinalizá-la incorretamente;
- não usar devidamente o cinto de segurança;
- perder o controle da direção do veículo em movimento;
- cometer qualquer outra infração de trânsito de natureza grave.
Faltas médias
- executar o percurso da prova, no todo ou parte dele, sem estar o freio de mão inteiramente livre;
- trafegar em velocidade inadequada para as condições adversas do local, da circulação, do veículo e do clima;
- interromper o funcionamento do motor, sem justa razão, após o início da prova;
- fazer conversão incorretamente;
- usar buzina sem necessidade ou em local proibido;
- desengrenar o veículo nos declives;
- colocar o veículo em movimento, sem observar as cautelas necessárias;
- usar o pedal da embreagem, antes de usar o pedal de freio nas frenagens;
- entrar nas curvas com a engrenagem de tração do veículo em ponto neutro;
- engrenar ou utilizar as marchas de maneira incorreta, durante o percurso;
- cometer qualquer outra infração de trânsito de natureza média.
Faltas leves
- provocar movimentos irregulares no veículo, sem motivo justificado;
- ajustar incorretamente o banco do veículo destinado ao condutor;
- não ajustar devidamente os espelhos retrovisores;
- apoiar o pé no pedal da embreagem com o veículo engrenado e em movimento;
- utilizar ou interpretar incorretamente os instrumentos do painel do veículo;
- dar partida ao veículo com a engrenagem de tração ligada;
- tentar movimentar o veículo, com a engrenagem de tração em ponto neutro;
- cometer qualquer outra infração de natureza leve.
Agora que conhecidas as faltas e suas respectivas gravidades, se atente para aquelas que estão destacadas em negrito.
Em conclusão, essas são as FALTAS MAIS COMETIDAS durante os exames de direção e também as responsáveis por 99% das reprovações – PRESTE MUITA ATENÇÃO nessas faltas.
Peça ao seu instrutor para te orientar e também te avaliar, constantemente, em relação a elas.
Em conclusão, apresentamos as principais faltas que causam reprovação no exame. A nossa dica é que você se preocupe muito menos com baliza e manobras, e passe a focar mais nos itens que serão avaliados durante a etapa de percurso do seu exame – principalmente as destacadas em negrito, neste texto.
Fonte: Autoescola Online
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