Comportamento seguro no trânsito.
dicas,  Legislação

Comportamento seguro no trânsito

O comportamento seguro no trânsito é uma responsabilidade de todos. É importante que os condutores adotem atitudes de postura defensiva na direção, cuidando para que suas ações não causem acidentes e antecipando perigos. Abaixo, separamos algumas dicas de condução segura, visando um trânsito mais seguro e mais fluido nas ruas.

Confira!

Comportamento seguro no trânsito:

Título da matéria onde se fala sobre os comportamentos seguros no trânsito

  • Mantenha distância: Quando as condições de tráfego forem desfavoráveis, aumente a distância do veículo a sua frente.
  • Comece a parar antes: Tão logo veja a luz do freio do veículo a sua frente, apoie o seu pé no pedal do freio. Lembre-se de que outro motorista já freou, enquanto você ainda está pisando no acelerador.
  • Distância correta: É a distância necessária para se sentir seguro e com total domínio sob seu veículo. Sem atingir em caso de frenagem, o veículo da frente, mesmo em situações de emergência ou de parada brusca.
  • Esteja atento: Fique alerta mantendo uma distância de segurança do veículo a sua frente e observe os sinais de luz de freio, seta, pisca-alerta, braços, etc. Eles indicam qual a manobra que o veículo da frente vai fazer.
  • Controle a situação: Antecipe os acontecimentos! Olhe adiante do motorista a sua frente, prevendo situações que possam levá-lo a parar de repente. Observe também a distância do veículo de trás e ao seu lado para tomar uma decisão mais adequada numa situação de emergência.

Subtítulo que introduz quais são as distâncias seguras no trânsito

  • Distância de Seguimento (DS): É um espaço suficiente para o condutor perceber uma situação de risco, reagir e parar o veículo evitando a colisão.
  • Distância de Reação (DR): É aquela que o veículo percorre desde o momento em que você vê a situação de perigo até o momento em que pisa no freio, ou toma alguma atitude.
  • Distância de Frenagem (DF): É aquela que o veículo percorre depois de você pisar no freio até o momento da imobilização total do veículo.
  • Distância de Parada (DP): É a soma das distâncias de reação e frenagem, ou seja, é aquela que o veículo percorre desde o momento em que o condutor avista o perigo (a necessidade de parar) e definitivamente imobiliza o veículo.

Dica importante:

Para você saber se está a uma distância segura dos outros veículos, vai depender do tempo, do clima, da velocidade, das condições da via, dos pneus e do freio do carro, da visibilidade e da sua capacidade de reagir rapidamente.

A distância de seguimento entre dois veículos é de dois segundos. Porém, para manter uma distância segura entre os veículos nas rodovias, vamos ensiná-lo a usar o ponto de referência fixo.

Para manter uma distância segura do veículo que segue a sua frente, existe uma dica:

Observe a estrada a sua frente e escolha um ponto fixo de referência como uma árvore, placa, poste, casa, etc.

Quando o veículo que está a sua frente passar por esse ponto, comece a contar pausadamente por dois segundos. Então, se o seu veículo passar pelo ponto de referência após você ter contado, significa que a distância é segura.

Se você passar pelo ponto de referência antes de contar, deve aumentar a distância. De modo que diminua a velocidade para ficar em segurança.

Esse procedimento ajuda você a manter-se longe o suficiente dos outros veículos em trânsito. E possibilita fazer manobras de emergência ou paradas bruscas necessárias, sem o perigo de uma colisão.

Um trânsito mais seguro é responsabilidade de todos e os condutores de veículos só tem a ganhar adotando comportamentos seguros!


Ainda sobrou alguma dúvida?

Entre em contato pela nossa fanpage: www.facebook.com/Autoescolacarlinhospa/ e tire suas dúvidas. Lá você também fica por dentro das nossas dicas e promoções.

Acompanhe também nossas outras matérias:

Como consultar pontos na CNH?

Como evitar o medo e dirigir de forma segura em rodovias

(35) 3422-9180

Rua Silviano Brandão, 359, Centro

Pouso Alegre/MG

webtagger